Divulgue:

História da Escola

Em 04 de janeiro de 1993, foi fundado através do decreto 01/93 na gestão do então prefeito José Souza de Santana, o Centro Educacional Félix de Almeida Mendonça – CEFAM, este que foi a primeira unidade de ensino público do município a oferecer a modalidade de ensino médio, sendo a primeira diretora a professora Zenaide Gonçalves dos Santos. Nesse período a escola ainda não possuía uma sede própria, funcionava em um espaço alugado na Rua Heraldo Guerra, em frente ao atual prédio da APAE.
No ano de 1997, na administração do prefeito Anatélis Ferreira de Almeida, a escola passou a ser chamada de Centro Educacional Professora Angelita Gesteira, como forma de homenagear a primeira professora a lecionar na cidade de Governador Mangabeira. Nesse mesmo ano teve inicio a construção da sua atual sede.     
Já no ano de 2002, na administração do prefeito Antônio Pimentel, o CEAG deixou de oferecer a modalidade de Ensino Médio, passando a funcionar apenas com o Ensino Fundamenta II, isso porque o Ensino Médio passou a ser responsabilidade do Estado, sendo implantado no Colégio Estadual Professor Edgard Santos, localizado também no município. Outro fato dessa gestão foi à construção de uma Quadra Poliesportiva e cobertura da área de lazer e eventos.
Por sua vez, no ano de 2013, no governo da atual Prefeita Domingas Souza da Paixão, estando como diretora a professora Mylene Fagundes, a escola passou por uma reforma geral e ampliação, aumentado de 12 para 24 salas, construídas na parte superior, salas estas que foram todas climatizadas, recebendo mobiliários de primeira qualidade. Além disso, foi instalado um sistema de monitoramento por meio de câmeras e criação de sala multimídia.
Atualmente o Centro Educacional Professora Angelita Gesteira - CEAG, conta com 947 alunos matriculados, sendo 579 no período matutino e 368 no período vespertino. O quadro de funcionários é constituído por: 41 professores (a maioria possui graduação ou já possui pós-graduação ou mestrado), 01 diretora, 02 vice-diretores, 02 coordenadoras pedagógicas,  01 secretário e 26 funcionários.
           
QUEM FOI ANGELITA GESTEIRA?

Foi à primeira professora a lecionar no município de Governador Mangabeira.
Iniciou sua jornada de ensino em 1928, quando esta cidade era ainda Distrito de Muritiba e se chamava Vila de Cabeças. Fez licenciatura em Língua Portuguesa e lecionou pelo Estado durante 30 anos e pelo município no período de 13 anos. Ministrou curso particular para formação de alunos em admissão, posteriormente conhecido com Magistério. Aperfeiçoou-se na CADES – Companhia de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário.
Durante muito tempo foi professora de Português no CECOM de 5ª a 8ª série. Aos 90 anos de idade, quando todos pensvam que estava no fim da vida, a brilhante professora lançou um livro intitulado “Primórdio e Progresso da Cidade de Governador Mangabeira”. Foram 43 anos de dedicação e amor na história da educação do nosso município.   

0 comentários:

Postar um comentário